Dificuldade de respirar, chiado no peito, tosse e falta de ar. Os sintomas da asma podem até ser confundidos com resfriado ou simples alergia. No entanto, a doença é uma inflamação crônica das vias aéreas que deve ser tratada. No do Dia Nacional de Combate à Asma, o Extra reuniu algumas informações para que você entenda a doença que atinge cerca de 10% dos brasileiros.
— Uma pessoa com rinite alérgica ou gripe, por exemplo, e que viva em ambientes com poeira, mofo ou em local muito seco tem risco de desenvolver a doença — alerta o pneumologista Felipe Martins de Queiroz Guimarães.
As mudanças climáticas, ainda segundo o especialista, também podem levar à asma, que não tem cura, mas pode ser controlada com o uso de medicamentos e acompanhamento médico.
As famosas bombinhas funcionam apenas como paliativo para os sintomas. E quem precisa do método pode ficar tranquilo: elas não causam problemas do coração, como algumas pessoas costumam dizer.
O tratamento mais correto, segundo o pneumologista, é o controle ambiental. Medidas como evitar carpetes, fumaça de cigarro, cortinas e locais com poeira, quando adotadas no dia a dia do paciente, auxiliam no controle dos sintomas. Também é importante fazer o acompanhamento regular com o pneumologista para reavaliação da necessidade do tratamento com uso de medicamentos.
(Fonte: Extra Online)
Comente logo abaixo!
QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA SEXTA-FEIRA!!
E UM MA-RA-VI-LHO-SO FIM DE SEMANA! /*--*/