Ligação entre diabetes e Alzheimer
Remédio que estimula
ação da insulina pode curar o mal neurológico, diz estudo da UFRJ.
Medicamentos para tratar diabetes podem ajudar na cura do Mal de Alzheimer, doença degenerativa do cérebro.
Essa é uma das conclusões de um estudo desenvolvido pela neurocientista Fernanda De Felice, do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, e apresentado no 34º Congresso da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento.
Segundo a especialista, no Alzheimer, assim como no diabetes, ocorre uma inibição da ação do hormônio insulina no organismo. “
Essa descoberta foi baseada em estudos epidemiológicos anteriores, que mostraram que pacientes com diabetes têm maior probabilidade de desenvolver Alzheimer. No cérebro, a insulina ajuda a estimular a cognição e a memória”, explica De Felice.
Partindo dessas conclusões, os pesquisadores trataram camundongos geneticamente modificados com uma substância para estimular a ação da insulina no cérebro.
“O medicamento testado foi capaz de reverter o problema de sinalização de insulina que os camundongos apresentavam.
Na verdade, a insulina impede que as toxinas presentes no cérebro dos pacientes com Alzheimer ataquem os neurônios”, especifica De Felice.
O próximo passo, segundo a médica, é
testar os medicamentos em
humanos. “No futuro próximo, testes clínicos devem ser realizados em vários países para testar os efeitos benéficos em pacientes. Estamos aguardando”, revelou.
(Fonte: O Dia Online)
O fim de semana está chegando, mas toda hora
é hora da leitura, da informação e troca de experiências.
Até breve!
Nenhum comentário:
Postar um comentário