Endividamento das famílias entre os menores do mundo
O
endividamento das famílias brasileiras é um dos menores do mundo, de acordo com um levantamento do Ministério da Fazenda, baseado em dados da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e Banco Central.
Em sua 8ª edição, o estudo Economia Brasileira em Perspectiva, divulgado na última quinta-feira (21), mostrou que
o endividamento das famílias em crédito imobiliário e consumo representa 29,3% da renda familiar. Os valores considerados na
pesquisa são de
2008.
Outros países
Depois do Brasil, aparece no levantamento a Itália, onde 72,1% da renda das famílias está comprometida com dívidas imobiliárias e de consumo. Em seguida, aparecem Alemanha (98,3%), França (100,2%), Japão (127,7%), Estados Unidos (131,6%) e Canadá (141,6%).
O Reino Unido apresentou o maior percentual de endividamento:
181,4% da renda das famílias britânicas está comprometida com o pagamento do imóvel ou consumo cotidiano.
“Diferentemente dos países desenvolvidos, o nível de endividamento das famílias brasileiras em relação ao PIB do País se apresenta em níveis baixos e semelhantes aos dos países que compõem os BRICs”, afirma o estudo, em referência à sigla para Brasil, Rússia, Índia e China.
(Fonte: InfoMoney)
O que você achou do resultado desta pesquisa?
Comente,
Até breve...muito breve!
/*--*/
Me surpreendeu a materia ao mesmo tempo que revela o baixo poder aquisitivo da massa que trabalha no país. Pois se o endividamento é baixo
ResponderExcluircom certeza não é porque somos conscientes, mas sim porque pagamos muito imposto, temos receios e lá no fundo porque temos uma taxa de juros muito alta a ser paga, o que contem o consumo.