Pesquisa, em países de rendas média e alta, incluindo EUA e Japão, revela que mesmo com acesso ao tratamento, muitos deixam os cuidados de lado.
A maior parte de pessoas com altas taxas de colesterol não está recebendo tratamento. O alerta consta de um estudo da Organização Mundial da Saúde, divulgado em Genebra.
Em todo o mundo, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte, provocando 17 milhões de óbitos anualmente. Altas taxas de colesterol são um fator de risco para mortes prematuras.
Trombose
A pesquisa, que contou com 147 milhões de pessoas, foi conduzida em seis países: Inglaterra, Alemanha, Japão, Jordânia, México, Escócia e Estados Unidos.
Grande parte dos pacientes ignorava a necessidade de tratamento para prevenir problemas como ataques cardíacos e trombose. Segundo o estudo, o acesso ao remédio não era um problema para os pacientes.
O médico do Serviço de Saúde Interno das Nações Unidas, Alexandre Lima, disse à Rádio ONU, de Nova York,
como as pessoas em países pobres podem se prevenir do mau colesterol.
"Geralmente, a medicação é alguma coisa que custa mais, ou para o bolso do usuário, ou então para o governo que dá um subsídio para isso. Então, as primeiras coisas a estimular ao máximo são: a questão da dieta, que não vai custar tanto, e o exercício, que custa menos. Mas, em termos daqueles que tem necessidade, em termos de custo-benefício é muito melhor dar o medicamento do que deixar a pessoa prosseguir sem medicamento", disse.
A pesquisa do Boletim da Organização Mundial da Saúde é a primeira a demonstrar o tamanho das disparidades no tratamento do colesterol.
Num dos países pesquisados, o Japão, 53% dos adultos diagnosticados continuam sem tratamento.
(Fonte: Correio do Brasil)
Ignorar o colesterol alto é abandonar a sua saúde, é preciso um
acompanhamento médico sempre, pois com a saúde,
todos sabemos...não se brinca!
Comente!
QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA QUINTA-FEIRA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário