A construção de seu patrimônio depende, em boa parte, do relacionamento com instituições financeiras, principalmente os bancos. Afinal, é por meio dos bancos que normalmente recebemos os pagamentos de salários, e também fazemos nossos investimentos, além, é claro, de pagarmos nossas contas.
Por conta disso, é de suma importância acompanhar as movimentações na sua conta-corrente, pois
é por meio dela que:
- O salário é creditado;
- Realizamos saques nos caixas eletrônicos;
- Ocorrem os débitos automáticos;
- Recebemos os dividendos de ações que temos em custódia, caso operemos com a corretora do banco.
E assim por diante.
Assim, por conta das múltiplas ocorrências que são realizadas na conta-corrente, é fundamental manter um controle periódico dos lançamentos que por lá ocorrem, não só dos já realizados, mas também dos lançamentos futuros.
Por exemplo: suponha que a fatura do seu cartão de crédito seja usualmente paga via boleto de cobrança bancária. Acontece que uma das opções do pagamento é justamente o débito automático, e pode acontecer de o sistema eletrônico do banco, por um motivo qualquer, fazer um lançamento em débito automático sem a sua autorização.
Fazer o controle periódico da conta permite que esse lançamento futuro seja cancelado, e, assim, manter o pagamento do cartão pelo método desejado pelo cliente –no caso, boleto bancário.
Além disso, o controle periódico da conta-corrente permite também evitar que ela fique com saldo negativo, e, por via de consequência,
evita também o uso do cheque especial, o qual, como todos sabemos, tem uma taxa de juros bastante salgada, o que torna bastante inconveniente o seu uso.
Se você verificar a possibilidade de o saldo de conta-corrente ficar negativo, não use o cheque especial:
pague os débitos usando o dinheiro depositado em sua reserva de emergências, como a poupança, por exemplo.
Desse modo, faça uma verificação constante de sua conta-corrente, para que ela não fique negativa, e você também tenha uma melhor visão de suas finanças.
(Fonte: Valores Reais)
Você acompanha o extrato de sua conta-corrente?
Comente,
QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA TERÇA-FEIRA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário