quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Pneumonia é uma coisa muito séria

Brasileiros ainda não sabem os sintomas da doença.

Quatro em cada dez brasileiros não sabem quais os sintomas da pneumonia. O dado faz parte da pesquisa 'Saúde respiratória e do pulmão', da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). O resultado preocupa a classe médica. Se não tratada, a doença se agrava e pode levar à morte.

Se por um lado, a conclusão do estudo mostra que o brasileiro não conhece bem o mal, 67% dos entrevistados acertaram ao relacionar a doença ao frio.

Em baixas temperaturas, há mais aglomerações e isso ajuda a disseminação de bactérias e vírus, deixando as pessoas mais susceptíveis a gripes e resfriados, que, por sua vez, enfraquecem as defesas do organismo, abrindo as portas para a bactéria que causa o tipo mais comum de pneumonia, a estreptococos pneumonia.

Segundo Fernando Lundgren, pneumologista e diretor da SBPT, a pneumonia tem sintomas parecidos com os da gripe, e isso leva as pessoas a não atentarem para a gravidade do caso. "Tosse, febre e catarro, aparecem em ambos casos. Mas se a temperatura alta não cessar em até 4 dias é sinal de que as defesas do organismos estão baixas, aumentando a chance desta pessoa pegar pneumonia", afirma.
(Fonte: Meia Hora)

Você já conhecia os sintomas da pneumonia? Comente! 

QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA QUARTA-FEIRA! 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário