quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Brasil 2010 envelhece e se desconcentra

Brasil 2010 envelhece e se desconcentra Resultado do Censo impõe mudanças profundas em planejamento e equipamento urbano de pequenas e médias cidades. "Os pisos, degraus, banheiros, a altura de portas de ônibus, tudo terá de ser modificado", diz presidente do IBGE. Maior, mas em desaceleração populacional, mais velho e urbano, mas menos concentrado nas grandes cidades, e crescendo em direção a novos eixos de desenvolvimento relacionados ao agronegócio. Esse é o Brasil que emerge do Censo 2010 que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) passou a divulgar.
Novos detalhamentos serão conhecidos nos próximos meses. Mas o presidente do IBGE, Eduardo Nunes, destaca o principal até aqui: "É um país muito diferente do de 2000. Grandes cidades e Estados já não crescem tanto. Longe de ser um sinal de estagnação, trata-se de um momento de maturidade." Os desafios que essas mudanças impõem vão do imperativo de mais planejamento urbano nas cidades médias e pequenas à mudança do equipamento urbano para atender a uma população que envelhece rapidamente. "Caminhamos para uma sociedade que vai parar de crescer, em que o estoque novo de brasileiros vai diminuir. A geração atual, e eu sou de uma família de seis irmãos, não consegue pensar em algo dessa natureza. Mas terá de fazê-lo", diz Nunes. Hoje, metade dos brasileiros tem até 29 anos de idade. A outra metade, mais. "Os pisos, degraus, banheiros, a altura de portas de ônibus, tudo terá de ser modificado para acolher mais e mais pessoas de idade." (Fonte: FERNANDO CANZIAN - Folha de S.Paulo) O resultado do Censo é ótimo, agora, basta saber se realmente será aproveitado da melhor maneira possível! Comente esta matéria logo abaixo, até breve...muito breve! QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA QUINTA-FEIRA!

Panetones estão com menos gorduras trans

Panetones estão com menos gorduras trans Os panetones estão livres de gordura trans em quantidade que seja prejudicial à saúde. É o que mostra um estudo divulgado pela Abia (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação) e pelo Ministério da Saúde. O levantamento avalia o alcance das metas de redução de gorduras estabelecidas em 2008, em acordo firmado entre a Abia e governo. Foram avaliados 12 tipos de alimento: snacks, massas instantâneas, sorvetes, caldos, chocolates, sopas, panetones, óleos, pratos prontos, biscoitos, bolos e margarinas e cremes vegetais Os fabricantes de panetones cumpriram 100% da meta, seguindo as recomendações da Organização Pan-Americana de Saúde. A organização estabeleceu o limite de 5% de gordura trans do total de gorduras nos alimentos industrializados e 2% do total de gorduras em óleos e margarinas. Além da indústria de panetones, as empresas de snacks e massas instantâneas também bateram 100% da meta, enquanto as que produzem margarinas e cremes vegetais só chegaram a 66%. SÓDIO Após apresentar o estudo de gordura trans, o setor industrial e o Ministério da Saúde começaram a definir um novo acordo para a redução do sódio nos alimentos industrializados. A proposta inicial do Ministério da Saúde é que a diminuição no teor fique entre 15% a 50%, dependendo do tipo de alimento. O acordo só ocorre depois de o governo ter pressionado o setor. (Fonte: Folha.com) Esta é uma ótima notícia para os apreciadores de panetones! HO HO HO...FALTAM APENAS 2 DIAS PARA O NATAL! /*--*/