segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Atenção ao prazo de validade!

A busca pela alimentação adequada não passa apenas pela escolha do alimento mais saudável. Prestar atenção no prazo de validade dos produtos é essencial. Além disso, é importante observar a aparência dos mesmos, ainda que estejam valendo, e procurar preocupar-se com o seu armazenamento, pois eles podem estar dentro do prazo e mesmo assim estragar, pois foram guardados de maneira incorreta. Antigamente, quando ainda não existia geladeira, uma das técnicas de conservação era salgar os alimentos para que não estragassem. Isso era feito com as carnes e os vegetais, por exemplo. Hoje, a indústria de alimentos possui técnicas muito sofisticadas, que incluem até substâncias chamadas conservantes para que os alimentos durem mais. PRAZO DE VALIDADE DE ALGUNS PRODUTOS: • Cerveja: Não aberta: 4 meses. • Açúcar mascavo: Longa vida, se armazenado em local fechado e seco. • Chocolate: (em barra): Um ano a partir da data de fabricação. • Café instantâneo: Não aberto: Até 2 anos – Aberto: Até um mês. • Refrigerante Diet (e outros em garrafa plástica): Não aberto: 3 meses. Aberto: Não estraga, mas o gosto se altera. • Jantar congelado: Não aberto: 12 a 18 meses. • Vegetais congelados: Não aberto: 18 a 24 meses – Aberto: 1 mês. • Mel: Longa vida • Suco em garrafa: Não aberto: 8 meses a partir da data de fabricação – Aberto: 7 a 10 dias. • Ketchup: Não aberto: 1 ano, após esse período as cores e sabor são alterados. • Cereja Maraschino: Não aberto: 3 a 4 anos. Aberto: 2 semanas em temperatura ambiente; 6 meses em geladeira. • Marshmallows: Não aberto: 40 semanas. Aberto: 3 meses. • Maionese: Não aberto: Indefinido. Aberto: 2 a 3 meses a partir da data da compra. • Mostarda: 2 anos, após esse período as cores e sabor são alterados. • Óleo de Oliva: 2 anos a partir da data de fabricação, após esse período as cores e sabor são alterados. • Amendoim: Não aberto: 1 à 2 anos. Aberto: 1 a 2 semanas, se estiver em embalagem fechada. • Pepinos em conserva: Não aberto: 18 meses. Aberto: 1 mês, ou menos se houver alteração visível do produto. • Barra de cereal: Não aberto: 10 a 12 meses, variando conforme fabricante. Consulte a data de validade no produto. • Arroz branco: 2 anos, a partir da data da compra. • Refrigerante não-diet: Não aberto: Em lata ou garrafa de vidro, 9 meses, a partir da data de fabricação. Aberto: Não estraga, mas o gosto e cor são alterados. • Chá em saquinhos: Utilize em até 2 anos da data de compra do pacote. • Molho de Soja (Shoyo): Não aberto: 2 anos. Aberto: 3 meses. • Vinagre: 42 meses • Vinho (tinto ou branco): Não aberto: 3 anos a partir da data da safra; 20 a 100 anos para vinhos finos. Aberto: 1 semana, se fechado com rolha e na geladeira. (Fonte: Saúde.com)

Descomplicando a economia

Razões para ter orçamento doméstico. Muitas pessoas dedicam seu tempo para o trabalho e lazer, mas não conseguem ter disciplina para organizar e manter atualizado o orçamento doméstico. Vamos elencar algumas razões para ter um orçamento: 1) Você saberá qual o real poder de compra de sua renda; 2) Disciplina seus gastos, evitando assumir dívidas impagáveis; 3) Você conseguirá identificar e cortar desperdícios; 4) Começará a construir um patrimônio; 5) Diminuirá a ansiedade, principalmente a espera pelo salário do mês; 6) O núcleo familiar se sentirá mais seguro quanto ao futuro; 7) Evitará pressão de familiares por novos gastos; 8) Passará o exemplo aos seus filhos, ajudando na educação financeira; 9) Terá mais concentração no trabalho à medida que não terá o pensamento voltado para dívidas; 10) Abrirá perspectiva para um plano de investimento para o futuro, principalmente para a sua aposentadoria. Agora é só começar. Mãos à obra. Quer guardar dinheiro? Estou convencido que guardar dinheiro é questão de hábito e disciplina. Uma dica: quando receber seu salário, pague a você primeiramente, portanto, separe o dinheiro e aplique. Se deixar na conta, o caminho será gastar tudo. Comece com um valor baixo, depois vá aumentando. Ao longo do tempo você perceberá que é possível construir uma boa reserva de dinheiro. E a viagem de férias? Tudo é questão de planejamento. As pessoas precisam e merecem sair de férias, contudo, as férias não podem transformar-se em pesadelo financeiro. O indicativo é poupar um valor mensal pensando na viagem dos sonhos. Estime os valores da passagem, hospedagem e gastos diários no destino da viagem. O orçamento para o passeio tem de ser compatível com seu padrão de vida atual. Divida o valor estimado pelo tempo que você tem até a viagem e faça um esforço para guardar este valor mensalmente. Caso tenha decidido viajar nas férias que se aproximam, pesquise o quanto antes os pacotes disponíveis e faça uma provisão para este compromisso. Viajar é bom, areja, mas sem dor de cabeça financeira na volta. A palavra é: escambo Quando a sociedade não tinha o papel moeda como meio de troca, enfim, o dinheiro, as pessoas trocavam bens e serviços diretamente. A esta troca dá-se o nome de escambo. No Brasil Colônia, por exemplo, os índios cortavam a madeira do pau-brasil e deixavam na praia, para ser colocada nos navios, e recebiam em troca facas, espelhos e bugigangas dos europeus. Juros sobre juros Muita gente, por desconhecimento, não tem noção de quanto representa a taxa de juros ao ano de algumas modalidades de crédito. Por exemplo: um cartão de crédito que cobra 10% ao mês não equivale a 120% ao ano, pois neste caso o cálculo seria em juros simples. Para saber exatamente quanto isso representa, temos de fazer com juros compostos, chegando em 213,84% ao ano. Observaram a diferença? Cuidado então com o crediário, cheque especial, cartão de crédito, empréstimo consignado, empréstimo pessoal, entre outros. Em todas estas modalidades os cálculos são em juros compostos. Na dúvida, procure um especialista em finanças para lhe ajudar. O inglês nos negócios Virou moda no Brasil utilizar expressões em inglês no mundo dos negócios. Muitos não concordam com isto, mas como é muito praticado seguem algumas traduções: 1) ‘Sale’ quer dizer venda. É usada pelo comércio varejista para designar liquidação. ‘On sale’ quer dizer à venda. 2) ‘Mark up’. Remarcação, aumento nos preços. 3) ‘Mark on’. Margem de lucro em relação à venda. Mude para melhor! “Para os vencedores, o fracasso é uma fonte de inspiração, para os perdedores, uma derrota” (Robert Kiyosaki). Decida como quer se comportar diante das adversidades. Mude já, mude para melhor! (Fonte: Reinaldo Cafeo)