quarta-feira, 4 de maio de 2011

Remédios serão adaptados aos pacientes

Medicamentos totalmente adaptados às características, necessidades e reações de cada paciente. Em um futuro próximo, a expectativa é de que essa seja a realidade nos hospitais brasileiros.

Hoje já existem empresas que produzem remédios levando em conta a questão genética, a resposta do indivíduo ao medicamento, a eficácia do produto, o tamanho das doses e os possíveis efeitos colaterais.

“Elas ainda são poucas, mas acreditamos que, em algumas décadas, isso se torne mais comum”, explica o médico geneticista Salmo Raskin.

Atualmente, os pacientes que têm aids ou câncer de mama contam com recursos bem semelhantes para auxiliar no combate das doenças. Isto porque com o exame genético, no caso do câncer, é possível descobrir a quantidade e intensidade necessária de quimioterapia e medicação e, aos portadores de HIV, dá para prever a forma mais eficiente de produção do coquetel anti-HIV.

Efeitos

Para a doutora em genética e antropologia Maria Luiza Petzl-Erler, essa é uma forma de deixar os tratamentos mais eficazes porque, a partir de características genéticas, pode-se dizer por que um remédio faz efeito em certa pessoa com uma dose bem pequena, enquanto em outra tem resistência, causa algum tipo de alergia ou é necessário triplicar a dose para atingir o mesmo resultado. “Ao entender o perfil de cada paciente, oferecemos um tratamento individualizado e atacamos a doença de maneira exata para extingui-la.”
(Fonte: Gazeta do Povo)

Ficaremos na expectativa! Comente esta matéria logo abaixo, 

até breve...muito breve! /*--*/