segunda-feira, 13 de junho de 2011

Quanto mais o tempo passa, mais a educação financeira se aprimora, diz especialista

A experiência que adquirimos ao longo da vida nos faz lidar melhor com o dinheiro. É essa a afirmação do superintendente do serviço de proteção ao crédito, SPC Nacional, Nival Martins, para justificar o fato de que, atualmente, as mulheres com menos de 24 anos são as mais endividadas do País.
"Essas garotas estão iniciando a vida de consumidoras e muitas ainda estão no início da carreira. Elas ainda têm dificuldade de lidar com o crédito, com os gastos e com a organização de seu orçamento, por isso as dívidas", afirma o executivo.

Ainda segundo Martins, outra prova de que o tempo nos faz lidar melhor com a vida financeira, é que entre os brasileiros com faixa etária entre 40 e 49 anos, as dívidas são maiores com serviços financeiros do que com o comércio. "Essa é uma prova de que essas dívidas não foram causadas por uma compra por impulso, ou por um descontrole. Normalmente, as dívidas com serviços financeiros são resultantes de uma emergência em que a pessoa precisa pedir dinheiro ao banco, por causa uma doença na família, algo nesse sentido. Nessa faixa etária temos maior educação financeira, aprendemos com a experiência e nos endividamos menos por impulso".

Mulheres x homens

Ainda segundo o SPC Nacional, as mulheres continuam sendo mais endividadas que os homens, porém são eles que possuem as dívidas de maior valor.

"Na pesquisa aparece que há maior número de mulheres entre os endividados por dois motivos: o primeiro é que elas são maioria no Brasil, ou seja, há mais mulheres comprando e contratando serviços. O segundo motivo é que não podemos negar que há um fator emocional que as fazem comprar mais".

Com relação as dívidas de maior valor - eles são maioria nas dívidas com parcelas superiores a
R$ 500. Martins diz que isso acontece porque ainda são os homens que assumem os financiamentos mais caros da família. "Mesmo que o financiamento utilize a renda de todos os membros da família, quando se compra uma casa, ou um carro, ainda é mais comum que essas dívidas fiquem no nome dos homens", finaliza.
(Fonte: InfoMoney)

Comente logo abaixo, 

QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA SEGUNDA-FEIRA! 

Hábitos Mundiais de Higiene

Brasil é o país onde mais se lava as mãos com sabonete e mais vezes por dia.

Um estudo em 12 países conduzido pelo Global Hygiene Council, conselho composto por especialistas em áreas relacionadas à Saúde e Higiene, revela que o Brasil é o país que mais lava as mãos com sabonetes e mais de 67% dos brasileiros lavam as mãos mais vezes por dia.

O “Estudo Dettol: Determinantes dos Hábitos Mundiais de Higiene” (o patrocínio é da marca Dettol, da Reckitt Benckiser) foi feito entre janeiro e março de 2011 com cerca de mil participantes do Reino Unido, Canadá, Brasil, Estados Unidos, África do Sul, França, Alemanha, Malásia, Austrália, China, Índia e o Oriente Médio — Arábia Saudita e Emirados Árabes — que responderam a um questionário com 130 perguntas sobre higiene.

Entre os resultados, está a média global de pessoas que lavam as mãos mais de 5 vezes por dia: 54% da população dos países. Brasil e Alemanha são apontados como os países mais higiênicos do mundo. China e Malásia tiveram os índices mais baixos. Na China, apenas 27,5% da população relatou lavar as mãos mais de 5 vezes por dia.

As mulheres tendem a ter melhores hábitos de higiene pessoal (59,5%) que os homens (44,5%), e o índice aumenta com a idade, com o nível de renda e educação. Os hábitos de higiene também variam de acordo com a ocupação: donas de casa apresentaram maiores de higiene pessoal (64,5%), enquanto estudantes mostraram os piores índices (44.5%). Outro dado da pesquisa é que pessoas organizadas em seu cotidiano são mais higiênicas do que as desorganizadas.

Os índices de boa higiene pessoal estão associados a resultados de baixa ocorrência de gripes e diarreia. Em particular, a rotina de lavar as mãos e a percepção deste hábito como uma norma social estão altamente associadas com os mais baixos índices reportados de ocorrência dessas infecções.
(Fonte: Agência O Globo)

Quantas vezes ao dia você lava suas mãos? Comente,  
 
Até breve, muito breve! /*-*/