sexta-feira, 29 de julho de 2011

Mulheres sedentárias: Mais chances de ter embolia pulmonar

O estudo revela que as mulheres que permanecem sentadas durante longos períodos de tempo têm entre duas e três vezes mais chances de sofrer embolia pulmonar do que aquelas que levam uma vida ativa.

O sedentarismo aumenta o risco das mulheres de apresentar embolia pulmonar, uma causa comum de doenças cardíacas, segundo uma pesquisa publicada na revista britânica "British Medical Journal" (BMJ).

O estudo, liderado por Christopher Kabrhel, do Hospital Geral de Massachusetts (EUA), revela que as mulheres que permanecem sentadas durante longos períodos de tempo têm entre duas e três vezes mais chances de sofrer embolia pulmonar do que aquelas que levam uma vida ativa.

A embolia pulmonar, cujo sintoma mais comum é a dificuldade para respirar, se dá quando um coágulo de sangue formado nas veias de uma perna se desprende, percorre o fluxo sanguíneo e chega até os pulmões.

Outros estudos já haviam avaliado a relação entre a atividade física e a embolia pulmonar, mas há poucos dados sobre o assunto.

Kabrhel e seus colegas do hospital estudaram o estilo de vida de 69.950 enfermeiras durante um período de 18 anos que tiveram que responder um questionário a cada dois anos.

Os especialistas descobriram então que o risco de embolia pulmonar era mais de duas vezes maior nas mulheres que passavam grande parte do tempo sentadas (mais de 41 horas por semana fora do horário de trabalho) em relação às que passavam menos de 10 horas sentadas por semana.

Os pesquisadores também levaram em conta fatores como idade, índice de massa corporal e hábitos como o fumo.

Os autores sugerem na BMJ que as campanhas de saúde pública sobre os riscos do sedentarismo podem ajudar na redução dos casos de embolia pulmonar.
(Fonte: Agência EFE)

Comente esta matéria, 
 
QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA SEXTA-FEIRA! /*--*/ 

Como gerir o dinheiro corretamente

Gerir bem o dinheiro requer esforço e tempo, seja para as finanças pessoais ou para gestão empresarial. Existem algumas práticas que pode aprender para conseguir gerir melhor o seu dia a dia e todos os aspectos financeiros relacionados.

* Poupe em todas as oportunidades, seja frugal e reduza todas as despesas, não essenciais, que consiga. Pense em investimentos a longo prazo, para que no futuro não dependa de um salário para viver confortavelmente.

* Esteja sempre atento aos descontos. Coloque os artigos que deseja comprar debaixo de olho para estar preparado para avançar quando o preço estiver ao seu gosto (saldos, promoções, etc). Veja também frequentemente, os sites na Internet e nas lojas, para estar atualizado com as promoções que vão sendo feitas.

* Anote todas as despesas e receitas, por mais pequenas que lhe possam parecer hoje, podem fazer diferença amanhã. Guarde estas informações no seu computador, através de folhas de cálculo ou programas de software de finanças pessoais. Guarde também todos os recibos em papel numa pasta, separando por categorias (tendo especial atenção aos documentos que necessita de apresentar no seus impostos).

* Analise a sua situação financeira regularmente, fazendo relatórios que lhe mostrem quanto ganha e gasta em cada mês e no final de cada ano. Desta forma ficará com um resumo de quanto necessita ter no banco para viver durante um ano sem trabalhar, por exemplo.

* Não se endivide desnecessariamente. Exceto para casas ou carros, tente pagar tudo através da poupança e não através da dívida. Se não pode comprar um artigo hoje, poupe durante alguns meses para esse objetivo.

Não é fácil manter-se organizado, mas vai ver resultados a longo prazo se mantiver a persistência para controlar as suas finanças regularmente.
(Fonte: Economizar Dinheiro)

Você controla suas finanças? Comente, 

Até breve...muito breve!  /*--*/