terça-feira, 26 de julho de 2011

Preço mundial de alimentos apresenta alta de 1% em junho

Os preços mundiais dos alimentos registraram um ligeiro aumento no último mês de junho, revelou o Índice de Preços dos Alimentos, elaborado pela FAO – braço da ONU (Organização das Nações Unidas) para agricultura e alimentação – e divulgado recentemente.

O índice atingiu 234 pontos, o que representa alta de 1% frente aos números de maio e elevação mais intensa, de 39%, em relação aos 168 pontos registrados no memso mês de 2010.

De acordo com o relatório, o principal motivo do incremento foi a forte subida dos preços internacionais do açúcar. Entre maio e junho, ele subiu 14% e alcançou 359 pontos. A previsão é que a produção no Brasil – o maior produtor mundial do produto – fique abaixo do nível registrado no ano passado.

Cada índice

O índice de cereais caiu 1% na mesma base comparativa, para 259 pontos, mas ainda está 71% acima do nível de junho de 2010.

Já o índice de preços de óleos teve uma ligeira queda, ao passar de 259 pontos em maio para 257 em junho.

Em relação ao índice de laticínios, praticamente não houve mudança entre maio (231) e junho (232) e, no caso do de carnes, houve estabilidade, com o índice permanecendo em 180 pontos.
(Fonte: InfoMoney)

Você notou este aumento em junho? Comente, 

QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA TERÇA-FEIRA! /*--*/ 

HPV causa 90% dos casos de câncer de colo de útero

Existem dois tipos de vacina contra o HPV, mas nenhum deles protege contra todas as variações do vírus.

Nas mulheres, porém, o vírus gera uma preocupação a mais. Em 90% dos casos de câncer do colo de útero, é o HPV que provoca a doença. Para prevenir esse tipo de câncer, segundo tipo de tumor mais comum entre mulheres, é preciso fazer o exame papanicolau.

No Bem Estar, o ginecologista José Bento e o oncologista Glauco Baiocchi Neto explicaram a melhor maneira de se proteger do HPV e a importância de se fazer o diagnóstico rapidamente.

Existem dois tipos de vacina contra o HPV, mas nenhum deles protege contra todas as variações do vírus. Por isso, o exame preventivo deve ser feito mesmo nas mulheres vacinadas.

A vacina ainda não está disponível na rede pública de saúde em todo o país. Nas clínicas particulares, custa em média mil reais. A aplicação é recomendada principalmente nas meninas e adolescentes. Antes do início da vida sexual, a eficácia da vacina é de quase 100%.

Apesar de o vírus ser mais perigoso para as mulheres, a vacinação dos homens também é importante. Afinal, além do risco de ter verrugas genitais, homens podem transmitir o vírus para mulheres, o que não acontece se eles estiverem imunizados.

A transmissão é por contato direto com a pele infectada. Os HPV genitais são transmitidos por meio das relações sexuais. Também existem estudos que demonstram a presença rara dos vírus na pele, na laringe (cordas vocais) e no esôfago. O desenvolvimento de qualquer tipo de lesão clínica em outras regiões do corpo é bastante raro.

Compartilhar toalhas ou roupas íntimas também pode transmitir o HPV. O micro-organismo sobrevive por até uma semana numa peça de roupa, por exemplo. Contudo, se essa peça for lavada com água e sabão, ele desaparece.

No caso de copos, não há nenhuma evidência de que o compartilhamento transmita o vírus.
(Fonte: Portal G1)

Comente esta matéria logo abaixo, 

Até breve...muito breve!