terça-feira, 5 de julho de 2011

Mais seis meses para organizar as contas

 A virada do ano é sempre cheia de promessas: vou organizar minhas contas, planejar meu futuro, viajar, deixar de fumar, começar a academia... Mas colocá-las em prática não é tão simples assim.

Com relação às finanças, o planejamento deve começar, em primeiro lugar, pela vontade de mudar. “Não consegue se planejar quem não tenta com seriedade, quem não está disposto a admitir (para valer!) que o planejamento financeiro é uma caixa de ferramentas para assegurar qualidade de vida em dias “complicados” como os que vivemos. Porque lidar bem com dinheiro não é algo simples ou intuitivo, não diante do universo de opções que temos hoje em nossa vida financeira”, afirma o educador e planejador financeiro Marcos Silvestre.

E, para quem ainda não começou o “plano da virada” no orçamento, vale a máxima: antes tarde do que nunca.

“O período de 12 meses para adotar o Plano da Virada, para mudar sua relação com o dinheiro e transformar completamente sua vida financeira, pode (e deve!) começar a qualquer momento do ano. Quanto antes, melhor!”, aconselha Silvestre, que lançou, no final do ano passado, o livro “12 meses para enriquecer”.

Os riscos da falta de planejamento

Lidar bem com o dinheiro não é simples ou intuitivo, na opinião de Silvestre, principalmente diante do universo de opções que temos em nossa vida financeira.

Assim, a falta de planejamento pode custar bem caro. Para o especialista, quem não se planeja só tem um caminho para realizar seus sonhos: as dívidas, principalmente as não planejadas. “Um caminho que é mais arriscado, demorado e custará bem mais para o seu bolso”.

Retomando o plano da virada

De acordo com o educador, iniciar um planejamento de sucesso é como começar um regime alimentar: não há porque esperar a segunda-feira!

“Quem começar agora mesmo ganha a chance de festejar o Réveillon tendo muito o que comemorar em termos de gastos mais econômicos, dívidas mais prudentes e investimentos mais dinâmicos”, diz. “Quem arregaçar as mangas agora já poderá entrar 2012 no caminho do enriquecimento contínuo”, completa.

Mais seis meses

Para Silvestre, os primeiros seis meses constituem o “período de fogo da virada”, ou seja, são os meses no qual muita coisa é questionada e alterada na vida financeira.

“Se houver persistência, a partir daí, os novos padrões de relacionamento saudável com o dinheiro começam a virar hábito, e hábitos são padrões de comportamento quase automáticos, algo que não se sofre para fazer, porque acaba sendo natural. E os benefícios acabam falando mais alto'', revela.
(Fonte: Patricia Alves - InfoMoney)

Você está com suas contas organizadas até o momento? Comente.  

QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA TERÇA-FEIRA!   

Beber café demais pode provocar alucinações, diz pesquisa

Beber café pode ajudar em um dia estressante, mas também pode trazer alucinações, dizem os pesquisadores. Apenas cinco xícaras por dia pode ser suficiente para fazer uma pessoa ouvir coisas. Em um experimento, os voluntários que haviam consumido "níveis elevados" de cafeína pensaram estavar ouvindo música, embora nada estivesse tocando. As informações são do jornal inglês Daily Mail.

Os pesquisadores da Universidade La Trobe, de Melbourne, na Austrália, disseram que o estudo mostrou que os perigos do excesso de café devem ser abordados. Ficou comprovado durante a pesquisa que cinco cafés por dia ou mais foram o suficiente para aumentar a sua tendência a alucinações.

Outras bebidas com cafeína, como chá e bebidas energéticas podem "aumentar a tendência a alucinações", quando tomado em doses elevadas, disse o professor Simon Crowe, que liderou a pesquisa.

O estudo pode também ajudar a explicar por que o stress pode desencadear sintomas da esquizofrenia em algumas pessoas, acreditam os pesquisadores.
(Fonte: Terra - Saúde)

E você, quantas xícaras de café consome diariamente?

Comente,
 
Até breve...muito breve! /*--*/