segunda-feira, 2 de maio de 2011

Otimismo não cura, mas ajuda, dizem especialistas

A morte do ex-vice-presidente José Alencar pôs fim a treze anos de luta contra um sarcoma – tipo de câncer que afeta o abdome –, mas não diminuiu o exemplo de superação dele frente à doença. Otimista, Alencar passou por todo o tratamento tentando demonstrar bom humor e ressaltando a esperança na cura. Para muitos, ficou a lição de que pensamento positivo faz uma diferença e tanto na luta contra a doença. Mas será que faz mesmo?

“Com certeza”, responde a psicóloga clínica do Hospital Erasto Gaertner Iolanda de Assis Galvão. Segundo ela, o otimismo é imprescindível para lidar com doenças graves – em especial, o câncer –, mas não é suficiente para alcançar a cura. “Ele é bom quando o paciente, por acreditar na recuperação, luta para se livrar do problema, aceita melhor os procedimentos médicos e se preocupa em seguir à risca os tratamentos.”

A vantagem é que ser otimista atua de maneira eficiente no organismo, rendendo uma resposta fisiológica que ajuda na recuperação. Ter uma atitude positiva em relação à vida faz com que haja maior liberação de endorfina, hormônio que dá uma sensação de bem-estar, melhora o humor, fortalece o sistema imunológico e aumenta a resistência do organismo a doenças oportunistas que comprometem o tratamento, como pneumonia e infecções.

Os otimistas também saem na frente durante o tratamento porque não se isolam, prezam pela continuidade de uma rotina que envolva os amigos e familiares e costumam falar abertamente sobre o problema, o que torna a recuperação menos atribulada. “Muitos pacientes interrompem a luta pela própria vida por causa do problema, deixam de conviver com as pessoas que amam, se blindam para não falar sobre o assunto e passam o resto do tempo só remoendo a tristeza de ter câncer ou outra doença, o que dificulta todo o processo de recuperação ou de ter qualidade de vida”, explica o médico oncologista do Hospital Erasto Gaertner José Clemente Linhares.

Para a psicóloga do Instituto Nacional de Câncer (INCA) Bianca Oigman, outro hábito que colabora para a recuperação é manter a fé. “Em muitos casos, a espiritualidade é o que dá sentido à vida, porque move o paciente a manter a esperança e ter vontade de sobreviver. Mesmo pesquisas científicas mostram que ter fé não cura o paciente, mas, assim como o otimismo, o ajuda a ficar mais confiante e a combater a doença de forma mais incisiva.”

E os benefícios podem ser vistos até quando a doença está em estágio terminal ou mesmo quando não há mais chances de cura. “Há muitos pacientes com doenças crônicas degenerativas que não desistem e, mesmo próximos do fim, encaram a situação com muita coragem, prezando por aproveitar o seu tempo da melhor forma possível”, comenta Linhares.

Os especialistas, porém, recomendam que o pensamento positivo seja sempre acompanhado por disciplina para seguir as orientações médicas à risca. “Todo excesso é ruim. Há casos em que a pessoa se sente tão confiante que acha que vai melhorar sem precisar de tratamento, então negligencia os cuidados com a saúde, o que é muito perigoso”, adverte Iolanda.

Com bom humor e sem falsas esperanças

Mesmo o otimismo fazendo bem, os especialistas dizem que os pacientes não precisam se pressionar para estar bem-humorado sempre. “É comum que um dia ou outro a pessoa fique insegura e sinta-se triste e desmotivada. O problema é quando este sentimento é um estado permanente”, explica a diretora da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (SBPO) e presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz de Camargo Barros.

É importante também que o paciente, seus familiares e amigos evitem falsas esperanças. “Se a doença é terminal, o paciente deve se sentir incentivado a lutar da maneira que é possível, se conformar com o que não pode mudar, minimizar os processos de dor e permanecer motivado a viver bem. Se ele não pode ter a cura, que tenha qualidade de vida”, diz a psicóloga do Instituto Nacional de Câncer (INCA) Bianca Oigman.
(Fonte: Gazeta do Povo)

Você já passou por alguma situação em que o otimismo ajudou na superação? 

Comente, 

QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA SEGUNDA-FEIRA! /*--*/ 

Dinheiro x casamento: infidelidade também pode ocorrer nas contas do casal

Assim como ocorre com a relação homem-mulher, a infidelidade também pode acontecer nas contas do casal; e, a exemplo da primeira, dizem os especialistas, a falta da verdade quando o assunto é dinheiro pode acabar em separação.

De acordo com a consultora financeira e autora dos livros “As leis do dinheiro para as mulheres” e “A dieta do Bolso”, Eliana Bussinger, comprar escondido, alterar o valor das compras, esconder dívidas, não falar o real valor do salário, investir sem o consentimento do outro, entre outras coisas, são exemplos de traições entre os casais, no tocante das finanças.

Para ela, o medo das brigas, perfil financeiro diferente e a falta de diálogo estão entre as principais razões para a ocorrência da infidelidade financeira entre casais. “Conversar sobre dinheiro é fundamental. Contudo, é pouco romântico, por isso os casais não falam”.

Controle

O professor de economia da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), José Nicolau Pompeo, concorda e ressalta que, além do próprio divórcio, a infidelidade financeira também pode levar os casais a adiar sonhos e contrair dívidas, comprometendo, inclusive, o patrimônio dos mesmos, sendo que as consequências podem ser ainda piores para aqueles que possuem filhos.

Para ele, o diálogo e a transparência são as soluções para este tipo de problema. Além disso, aconselha, ter um bom controle orçamentário auxilia a evitar a situação.

“Os casais precisam ter controle absoluto do orçamento. Separar as despesas necessárias, como água, gás, luz, das supérfluas e sempre reservar de 5% a 10% da receita para poupar. O controle ajuda a evitar os gastos escondidos”, diz Pompeo.

Eliana completa e diz que o orçamento não pode ser apenas focado no que foi gasto, mas tem que incluir o que se quer no futuro, a curto, médio e longo prazos.
(Fonte: InfoMoney)

Em relação às contas, você já foi infiel? Siga estas dicas e evite a situação. 

Comente logo baixo, 

Até breve...muito breve!