quinta-feira, 12 de maio de 2011

Planejar, avaliar e reutilizar estão entre os princípios do consumo consciente

O planejamento, a avaliação e a reutilização estão entre os princípios para o consumo consciente, segundo revela o Instituto Akatu.

De acordo com o Instituto, quem quer se tornar um consumidor consciente deve lançar mão de 12 princípios, além de entender que “consumir com consciência é consumir diferente, tendo no consumo um instrumento de bem-estar e não um fim em si mesmo”.

Princípios

Abaixo, os 12 princípios descritos pelo Akatu para quem quer transformar seus hábitos de consumo:

• Planeje suas compras: primeiramente, diz a entidade, é preciso planejar antecipadamente as compras, o que, consequentemente, fará com que a pessoa compre menos e melhor. Dessa forma, alerta o Akatu, não seja impulsivo nas compras, já que a impulsividade é inimiga do consumo consciente.

• Avalie os impactos de seu consumo: ao fazer suas escolhas, leve em consideração o meio ambiente e a sociedade.

• Consuma apenas o necessário: em outras palavras, reflita sobre suas reais necessidades e evite desperdícios.

• Reutilize produtos e embalagens: antes de comprar, verifique, por exemplo, o que pode ser consertado, transformado e reutilizado, ajudando o meio ambiente e evitando assim gastos desnecessários.

• Separe seu lixo: além de ajudar a natureza, reduzindo a degradação ambiental, a reciclagem colabora com a economia de recursos naturais e é uma aliada na geração de empregos.

• Use crédito conscientemente: economia também é assunto de consumidor consciente, portanto, pense se o que você vai comprar a crédito não pode esperar até que tenha o valor à vista. Caso contrário, esteja certo de que poderá pagar as prestações.

• Conheça e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas: na hora de comprar, além de olhar preço e qualidade, valorize as empresas em função de sua responsabilidade para com os funcionários, a sociedade e o meio ambiente.

• Não compre produtos piratas ou contrabandeados: compre sempre do comércio legalizado e, dessa forma, contribua para gerar empregos estáveis e para combater o crime organizado e a violência.

• Contribua para a melhoria de produtos e serviços: não adianta só ficar reclamando, não é mesmo? Tenha uma postura ativa e participe. Envie às empresas sugestões e críticas construtivas sobre seus produtos/serviços.

• Divulgue o consumo consciente: sensibilize outros consumidores e dissemine informações, valores e práticas do consumo consciente.

• Cobre dos políticos: exija de autoridades propostas e ações que viabilizem e aprofundem a prática do consumo consciente.

• Reflita sobre seus valores: avalie constantemente os princípios que guiam suas escolhas e seus hábitos de consumo.
(Fonte: InfoMoney - Gladys Ferraz Magalhães)

Quais destes princípios você segue em seu dia-a-dia? Comente. 
 
QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA QUINTA-FEIRA! 

Osteoporose ainda é desconhecida por parte das mulheres

Apesar de muito comentada na mídia, a osteoporose, ou osteopenia, é desconhecia por parte das mulheres, incluindo aquelas que sofrem da doença. Pesquisa realizada no Hospital Universitário da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com 232 mulheres portadoras de osteoporose, revela um grande desconhecimento das pacientes sobre o tratamento dessa doença.


De um total de 20 pontos atribuídos a questões sobre a doença respondidas pelas participantes, a média de acertos foi de 3,78 pontos.

De acordo com especialistas, o conhecimento sobre a doença é fundamental para o sucesso do tratamento, que é longo e pode envolver uso de terapia hormonal, medicações específicas, dieta alimentar e atividade física.
(Fonte: Uol – Ciência e Saúde)

Você conhece a osteoporose? Comente logo abaixo! 

Até breve...muito breve! /*--*/