terça-feira, 17 de maio de 2011

Como administrar suas finanças na terceira idade

A imagem antiga de avós dependentes de filhos e netos, sem ocupação após anos e anos de trabalho e dedicação à família, mudou bastante. Hoje, muitas vezes são eles que, com apoio do que recebem da aposentadoria e do que acumularam ao longo da vida, acabam sustentando filhos e netos. Por isso, é importante atentar para a saúde financeira no período chamado de "melhor idade" e pensar um pouco mais em si mesmo.
Lembre-se que essa pode ser considerada a idade da liberdade e, para quem soube se preparar, a idade do poder: do poder de realizar seus sonhos.

Nesta etapa da vida, você não tem a obrigação de acumular recursos para garantir a educação dos filhos, por exemplo. Cumpriu muito bem o seu papel. Sendo assim, depois de tanto trabalho, sua estratégia nas finanças deve ser revista.

O futuro chegou

Se, durante a vida produtiva, de trabalho, o objetivo era poupar e investir para o futuro, hoje a preocupação é outra. O futuro chegou e você merece aproveitá-lo ao máximo.

Assim, na hora de aplicar o dinheiro, a dica é escolher opções conservadoras, como poupança e fundos de renda fixa. A intenção, com isso, é evitar riscos e possibilitar acesso rápido ao dinheiro, caso necessário.

Em relação à renda variável, especialistas em finanças afirmam que a alocação deve ser de 15%, tendendo a zero com o passar do tempo.

Orçamento em dia

Veja, abaixo, algumas dicas para manter a saúde financeira na terceira idade:

• faça planejamento financeiro - quanto você tem de receita e despesa mês a mês no futuro? Inclua todas essas informações no seu orçamento;

• estabeleça um valor máximo para gastar e que não atrapalhe seu orçamento;

• pesquise muito antes de consumir, pois há grandes diferenças de preço e excelentes promoções entre os comerciantes;

• negocie um bom desconto para pagamento à vista (sem estourar o orçamento);

• evite pagar juros. Como há muita competição entre os comerciantes, existem várias opções de parcelamento sem juros. Se não tiver como evitar o financiamento com juros, compare as taxas e o prazo, para encontrar a melhor opção;

• cuidado com as facilidades de empréstimos em folha de pagamento. Não comprometa grande parte do seu orçamento futuro, pois você poderá precisar dele numa eventualidade.
(Fonte: Finanças Práticas)

Você administra suas finanças? De que maneira? Comente,

QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA TERÇA-FEIRA!

Conjuntivite aumenta em maio

Os registros de anos anteriores da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba mostram que entre os meses de abril e maio ocorre um ligeiro aumento de atendimentos na rede pública devido à conjuntivite. Uma das causas é que neste período do ano as pessoas estão mais próximas, o que facilita o contágio.

A conjuntivite é transmitida por vírus ou bactéria. O professor especialista em oftalmologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná Francisco Gruppenmather diz que os sintomas da doença são olhos vermelhos, secreção de vários tipos, inchaço das pálpebras, sensação de grãos de areia na vista e a visão fica um pouco atrapalhada. Em alguns casos pode haver coceira. O problema dura de 10 a 15 dias. A orientação é ter cuidados com a higiene pessoal. Para o tratamento, a dica é fazer compressa gelada e usar colírio, mas sempre consultar um oftalmologista.

Entre os dias 3 e 9 deste mês, foram feitos 926 atendimentos por conjuntivite na rede pública da capital, o que representa 1,26% dos atendimentos.
(Fonte: Gazeta do Povo)

Comente!

Até breve...muito breve!
 
/*--*/