quinta-feira, 28 de abril de 2011

Gestação exige controle do peso

Foi com uma dieta rigorosa que a vigilante Márcia de Ramos Pereira conseguiu controlar a hipertensão em sua quarta gravidez, aos 39 anos. Mãe de três outras meninas – de 23, 17 e 14 anos –, a vigilante e o marido foram pegos de surpresa pela gravidez tardia. A gestação de Sofia, hoje com 1 anos e 3 meses, foi difícil.

“A preocupação foi grande porque sabia que tinha desenvolvido hipertensão na terceira gestação e sabia que a gravidez seria de alto risco. Tive que cortar tanto o sal quanto o açúcar e me controlar muito para não engordar”, conta Márcia. Além de todos os fatores de risco da gestação depois dos 35 anos, o excesso de peso também favorece a manifestação das enfermidades, principalmente se associado a maus hábitos de saúde.

A ginecologista e obstetra Stellamaris Renuzza, 43 anos, teve sua primeira filha aos 36 anos de idade. Felipe, hoje com 4 anos, nasceu quando a médica completou 40. “Eu casei com 33 anos. Antes de casar, terminei a faculdade de seis anos e a especialização de três anos”, diz Stellamaris. “Esperamos um pouco para ter o segundo filho, até que nossas finanças estivessem equilibradas.”

Como médica, Stellamaris sabia dos riscos que corria ao engravidar tardiamente. Com histórico de pai diabético e hipertenso, ela tratou de cuidar da alimentação e manter o peso adequado antes de tentar. Passou tranquila pelas duas gestações. “Trabalhei até a última semana de gravidez. Senti um pouco mais na segunda, porque já tinha a pequena para cuidar”, lembra.
(Fonte: Gazeta do Povo)

Você cuidou do peso em sua gestação? Comente,  

QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA QUINTA-FEIRA! 

/*--*/

Confira dicas para evitar problemas com as compras do Dia das Mães

O Dia das Mães é conhecido como a segunda melhor data do ano para o comércio varejista em volume de vendas, perdendo apenas pata o Natal. Com tanta gente indo atrás de presentes, é comum problemas nos sistemas de cartões e consulta de cheques, além da piora na qualidade do atendimento.

Por isso, uma dica é que os consumidores antecipem as suas compras, para poderem procurar os presentes com calma. De acordo com o especialista em direito do Consumidor, Arthur Rollo, esta recomendação vale para qualquer tipo de compra, especialmente para aquelas efetuadas através da internet, já que não é raro que o prazo fixado para a entrega se estenda além do combinado.

Limite de compras e condições de venda

Para evitar as compras por impulso, especialmente no cartão de crédito, que possui taxas de juros altas e pouca possibilidade de negociação, o consumidor deve sair de casa com o valor limite da compra definido.

Além disso, as condições de venda também devem ser bem analisadas. De acordo com o especialista, itens como o prazo de entrega da mercadoria, o prazo de troca, a data de depósito dos cheques pré-datados emitidos e as taxas de juros incidentes têm de fazer parte do pedido ou da nota fiscal, já que esta documentação é necessária em caso de problemas com a compra e um eventual acionamento da justiça.

Internet

Na compra on-line, é importante buscar sempre por sites confiáveis, ainda que o preço seja um pouco superior. Além disso, fazer uma busca na internet sobre possíveis reclamações de consumidores sobre aquela empresa também ajuda a evitar problemas.

De acordo com Rollo, uma dica é pesquisar pela empresa no site do Procon, que possui um cadastro de reclamações fundamentadas. Se a empresa tiver muitas reclamações, é melhor optar por outra.

Nas compras pela internet, é importante sempre imprimir o comprovante de conclusão da transação.

Trocas

É importante se atentar que a loja pode impedir a troca, desde que tenha comunicado sobre a impossibilidade no momento da venda.

Produtos promocionais e de ponta de estoque muitas vezes não podem ser trocados. Nestes casos, se você optar por comprar o produto, só poderá reclamar posteriormente nos casos de defeitos.
(Fonte: InfoMoney)

Você costuma presentear sua mãe no Dia das Mães? 
 
Comente logo abaixo, 
 
até breve...muito breve! /*--*/