sexta-feira, 10 de junho de 2011

Xixi na cama tem tratamento

O nome científico é enurese, e quase todos já tiveram esse problema. Popularmente conhecido como “fazer xixi na cama”, a perda involuntária de urina durante o sono atinge especialmente as crianças. Atualmente, de 15% a 20% da população brasileira sofrem com o problema.

O tratamento para a enurese inclui desde medicamentos até alarmes. Quando a perda involuntária de urina acontece apenas durante o sono, os alarmes são o método mais indicado. Colocados dentro da roupa íntima da criança, ele soa assim que recebe a primeira gota do xixi, o que faz com que ela desperte para ir ao banheiro.

Contudo, algumas pessoas perdem urina involuntariamente ao longo do dia. Esses casos são considerados mais graves e o tratamento inclui o uso de medicamentos.

Flávio Trigo, médico do Núcleo Avançado de Urologia do Hospital Sirio Libanês e do Hospital Infantil Menino Jesus, explica que a falta do hormônio antidiurético que inibe a produção de urina durante a noite pode fazer com que a criança desenvolva a doença, mas lembra que em farmácias existem medicamentos que desempenham a função desse hormônio.

Entre as causas do xixi na cama estão problemas hereditários, hormonais, psicológicos, alterações anatômicas, neurólogicas, e até problemas infecciosos. "Se um dos pais teve esse problema, a criança tem chance de desenvolver. Porém, se ambos tiveram enurese na infância, as chances de o filho desenvolver são de 75%", diz a pediatra Denise Nunes.

Crianças com enurese não devem ser punidas, pois isso pode piorar o estado psicológico dela, o que, por sua vez, pode aumentar a freqüência da perda de urina. “Broncas e palmadas só a deixarão mais ansiosa e infeliz com uma situação que ela não tem controle. É necessário procurar um urologista . Só esse especialista pode pedir os exames necessários para detectar algum problema clínico que pode estar causando as molhadas", aconselha Denise.
(Fonte: Prontuário de Notícias)

Comente esta matéria,

QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA SEXTA-FEIRA

E um MA-RA-VI-LHO-SO fim de semana! /*--*/  

Dicas de economia doméstica. Desperdício de alimento

No Brasil existe uma cultura de comer bem e muito. Todos querem comer carne todos os dias, porém também é necessário saber escolher a melhor maneira de comprar o mesmo, procurando as promoções. O peixe vem como uma ótima opção no caso de aumento dos preços do quilo da carne desejada.

Devemos lembrar também da importância das frutas, comidas frescas, leite etc.

Mas o propósito deste texto é falar sobre a importância de não desperdiçar alimentos. Existem pessoas que se dão ao luxo de querer comer tudo fresco e feito na hora. O arroz tem que ser fresquinho e o feijão cozido e temperado no dia. A “mistura” então, dever ser inclusive comprada no mesmo dia, além de ser preparada minutos antes de ser posta a mesa.

Então o que fazer com tantas sobras. Já que o “vivente” não suporta comer alimentos preparados no dia anterior? Jogar fora!! Vai tudo pro lixo, sem nenhuma dor no coração. Que tremenda falta de bom senso. Quantas pessoas necessitam de alimentos. E você desperdiçando tudo que sobra.

Pois é, isso acontece e é muito comum nos dias de hoje e sempre será. Pois a população com mais dinheiro no bolso, possui um maior poder de escolha e desejo.

A dica:

Reaproveitar tudo que sobrou do dia anterior, do final de semana passado etc. Temos que buscar alternativas diárias para nossos problemas, sejam eles, financeiros, ou domésticos.

Todo alimento tem seu valor energético e nutritivo, podendo ser melhor aproveitado. Reaproveitar é muito mais que reutilizar, é uma forma de amenizar o desperdício, incluso desperdício de dinheiro.

Imagine quanto de dinheiro você está jogando no lixo da sua casa diariamente. Isso pode doer no seu bolso. E as crianças vendo este gesto, irão fazer o mesmo no futuro, seguindo o exemplo dos pais.

Aprenda a reaproveitar os alimentos. Guarde-os na geladeira e busque uma saída para eles. Você pode simplesmente fazer uma busca no Google e verá que há uma enorme lista de blogs independentes, como este, para ajudá-lo a buscar a melhor solução para este problema. Que contam tudo sobre o reaproveitamento de alimentos, evitando assim o desperdício. Incluso com receitas que utilizam até as cascas dos alimentos.

Uma pesquisa interessante que mostra o que estou escrevendo.

O que se desperdiça: Frutas e Frutos

Banana 40%
Morango 40%
Melancia 30%
Abacate 26%
Manga 25%
Laranja 22%
Mamão 21%
Abacaxi 20%
Hortaliças
Couve-flor 50%
Alface 45%
Repolho 35%

Pense nisso e aprenda a economizar um dinheirinho no final do mês reaproveitando os alimentos. Estamos sempre falando as mesmas coisas e desejamos que vocês, caros leitores, estejam conscientes em seus gastos diários, aprendendo dia a dia como fazer estas economias.

Não é preciso fazer nenhuma conta matemática para sabermos que as porcentagens acima citadas também representam dinheiro. E fica claro que quanto maior o desperdício, maior o rombo em suas finanças. A economia doméstica vai além de ficar fazendo contas diárias de como economizar um cafezinho ou na conta telefônica.

Necessita e exige uma consciência e bom senso, como por exemplo: evitando compras de supérfluos, reaproveitando os alimentos corretamente, comer menos carne em época de inflação (como nos dias de hoje), usar o transporte público, não pagar tarifa de conta bancária (já que existem gratuitas), não pagar anuidade de cartão de crédito, parar de fumar e beber exageradamente, cortar o cabelo em casa, fugir das altas mensalidades das academias, comprar mais artesanatos e etc.
(Fonte: Finanças Pessoais e site - http://www.ctaa.embrapa.br/)

Você já segue estas dicas de economias domésticas?
 
Comente logo abaixo! /*--*/  
 
Até breve...muito breve!