segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Orientações sobre a compra do material escolar

Fique ligado nas dicas do Ibedec (Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo) na hora de comprar o material escolar. A escola não pode exigir a aquisição de uma determinada marca, loja e nem mesmo que o material seja comprado na escola; Faça um balanço do que restou do período anterior verificando a possibilidade de reaproveitamento; Leia com atenção a lista que a escola pede. Veja se a quantidade e realmente adequada ou se a escola esta pedindo algo fora do normal e questione a direção sobre isto. Não e preciso comprar todo material escolar no inicio do ano, os pais podem combinar com a escola e adquirir apenas os produtos a ser utilizados no 1º semestre; Para economizar, é preciso pesquisar os preços. Percorrer papelarias, depósitos, lojas de departamento, sites é ate supermercados; Organize grupos de pais que, juntos, poderão discutir a possibilidade com os fornecedores de descontos ainda maiores; Procure comprar somente o necessário, levando em consideração as taxas de juros, nos pagamentos a prazo; Exija sempre a nota fiscal com os artigos discriminados. Recuse quando for relacionado apenas o código do produto pois dificultará sua identificação; Fique de olho nas embalagens de materiais como colas, tintas, pincéis atômicos, fita adesiva que deve conter informações claras e precisas a respeito do fabricante, origem, instruções de uso, grau de toxidade, tudo em língua portuguesa; Exija da escola a disponibilização de duas ou três empresas para fornecimento do uniforme, que só pode pedir padronagem de cores, modelo e logotipo da escola. A definição do tecido e a opção de contratar uma costureira particular para o trabalho, deve ser dada aos pais, inclusive com o fornecimento da logomarca para impressão. CUIDADOS COM ABUSOS A escola só pode exigir material didático de uso individual. É proibido a solicitação por parte das escolas de materiais de uso coletivo (Giz branco, pincéis para quadro branco, por exemplo), material de higiene - incluindo papel higiênico, material de limpeza, álcool - ou taxas para suprir despesas com água, luz e telefone, pois todos estes custos já estão incluídos no cálculo da mensalidade. ATENÇÃO REDOBRADA Exija e guarde as notas fiscais dos produtos comprados. Havendo problemas com cadernos, livros, mochilas e outras mercadorias, mesmo que sejam produtos importados, o consumidor tem seus direitos resguardados pelo Código de Defesa do Consumidor. Não perca os prazos para reclamar : 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para os duráveis. Após a reclamação e não havendo solução para o problema em 30 dias caso possível solucionar, o consumidor tem 5 anos para recorrer ao Judiciário e buscar as indenizações cabíveis. (Fonte: Ibedec)
A principal palavra desta matéria é "PESQUISAR" Após realizar esta pesquisa, em pelo menos três locais, com certeza você fará uma ótima compra! Comente, QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA SEGUNDA-FEIRA E uma EXCELENTE semana!

Comer distraído afeta sensação de saciedade

Checar e-mails enquanto almoça? Comer assistindo televisão? Você pode acabar comendo mais do que imagina. Pesquisadores fizeram com que 22 voluntários comessem uma refeição enquanto jogavam paciência no computador, enquanto outras 22 pessoas comiam a mesma refeição no mesmo período de tempo, mas sem estarem distraídos. Eles disseram aos participantes que se tratava de um teste sobre os efeitos da comida na memória, mas na verdade estavam analisando o índice de satisfação das pessoas após uma refeição, quanto elas comiam num "teste de gosto" 30 minutos depois e com que sucesso conseguiam se lembrar exatamente do que comeram. Os resultados foram publicados on-line no "American Journal of Clinical Nutrition". As pessoas que comiam distraídas não apenas foram as piores em se lembrar do que tinham consumido, mas também se sentiram significativamente menos satisfeitas depois do almoço, mesmo depois que os pesquisadores controlaram fatores como peso e altura. Nas sessões de teste de gosto, meia hora depois, eles comeram cerca de duas vezes mais biscoitos do que os que tinham almoçado mais concentrados, sem jogar paciência. "Se for possível evitar comer diante de uma tela de computador ou qualquer outra atividade que o distraia, isso pode moderar a tendência a lanchar mais tarde do dia", disse Jeffrey Brunstrom, principal autor do estudo. Brunstrom, que é pesquisador de nutrição comportamental da Universidade de Bristol, na Inglaterra, disse que o problema reside em relembrar o que comemos. "A memória desempenha um papel importante em regular o consumo de alimentos", ele disse, "e a distração durante a alimentação causa perturbações nesse sentido". (Fonte: Nicholas Bakalar - "The New York Times") Você costuma comer distraído? Assistindo tv, em frente ao computador..? Comente logo abaixo.. Até breve...muito breve! /*--*/