sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Por que é tão difícil esquecer acontecimentos estressantes?

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, indica porque as memórias traumatizantes são tão difíceis de serem esquecidas, o que pode ajudar no tratamento de pacientes com transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

Segundo os autores, a pesquisa constatou que os hormônios do estresse (adrenalina, cortisol,glicocorticoide) estimulam diretamente os processos bioquímicos nos neurônios que desempenham um papel importante na aprendizagem e memória.

“Em um cérebro saudável, esses processos funcionam bem e ajudam as pessoas a lidar e aprender com os eventos estressantes em suas vidas. Em pessoas vulneráveis ou fortemente traumatizadas (vítimas de estupro ou desastres), estes processos se confundem e os eventos resultam na formação de memórias traumáticas, como aquelas observadas em pacientes que sofrem de TEPT”, explica Johannes Reul, autor do estudo.

Reul explica que a consolidação destas memórias ocorre em uma região específica do cérebro chamada hipocampo – envolvida na memória e aprendizagem. Os hormônios secretados durante o estresse atuam sobre esta região e aumentam a consolidação destas memórias. “Até o momento não se sabia como esses hormônios atuavam sobre o hipocampo no aumento da formação de eventos relacionados com a memória emocional”, diz.

Para o autor, o estudo pode ser significante principalmente para aqueles que sofrem de TEPT. “Esperamos que a descoberta aponte direções no desenvolvimento de novos medicamentos para ajudar estes pacientes e também prevenir o TEPT em vítimas de trauma”, finaliza.
(Fonte: Uol - com informações da University of Bristol)

Comente logo abaixo!  

QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA SEXTA-FEIRA! 

Inadimplência vai parar de subir no começo de 2012

O calote dos consumidores tem diminuído e vai praticamente ficar no zero já no começo de 2012. Isso porque os brasileiros já estão reorganizando as contas em meio a um cenário de juros altos no país e uma possível nova crise econômica lá fora. É o que mostra uma pesquisa da empresa de análise de crédito Serasa Experian divulgada recentemente.

O Indicador de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor cresceu 0,3% em junho de 2011, atingindo o patamar de 102,1 pontos. Essa é a menor variação dos últimos 11 meses. O número considera uma previsão de como o calote vai estar daqui a seis meses.

Segundo a Serasa, a desaceleração da inflação a rodada de renegociações salariais de importantes categorias profissionais neste segundo semestre, o desemprego em queda e o crescimento moderado do endividamento devem ajudar a desacelerar o calote.

- A provável interrupção das altas da taxa Selic [hoje em 12,5% ao ano], em função do agravamento do cenário externo, ajuda para o não encarecimento adicional das dívidas, reforçando o cenário de esgotamento do ciclo de elevação da inadimplência dos consumidores.

O Indicador de Perspectiva da Inadimplência das Empresas cresceu 1,7% em junho de 2011, o oitavo crescimento mensal consecutivo, atingindo o nível de 101,8 pontos.
(Fonte: R7)

Comente esta pesquisa! 

Até breve...muito breve! /*--*/