quarta-feira, 13 de abril de 2011

Planeje suas despesas e evite novas dívidas

Consultores especializados em finanças pessoais dizem que na maioria dos casos há dois caminhos que levam às dívidas e à inadimplência: gastar mais do que se recebe ou gastar antes de receber.

Mesmo que não esteja inadimplente, o consumidor deve pensar duas vezes antes de assumir novas dívidas. Somadas, as pequenas prestações da televisão nova, da viagem de férias e das últimas compras no shopping podem tornar-se dívidas impagáveis. Não basta cortar as despesas e pagar as dívidas.

É fundamental organizar o orçamento tendo em vista o que é necessidade e o que é supérfluo. Estima-se que mais de 70% de todas as compras que fazemos estão relacionadas a desejos de consumo. É justamente aí que há espaço para organizar as finanças, diz o educador Álvaro Modernell.
(Fonte: IG)

Você planeja suas despesas? De que maneira?

Comente, aguardamos o seu comentário!

QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA QUARTA-FEIRA!

Sensibilidade dental: tire todas suas dúvidas!

Por que alimentos doces e gelados incomodam os dentes sensíveis?


A teoria mais aceita para a odontalgia, hiperestesia dentinária ou hipersensibilidade dental é a teoria hidrodinâmica proposta por Brannstrom. Ele demonstrou que estímulos dolorosos, quando aplicados a uma camada do dente chamada dentina (que se encontra sob o esmalte na parte da coroa do dente ou sob o cemento na parte radicular do dente), determinam a movimentação de um fluido. Tal fluido se encontra dentro de pequenos tubos (túbulos dentinários) que compõem a dentina.

Esse fluido está em contato com células chamadas odontoblastos que se encontram na periferia da polpa dentária com seus prolongamentos celulares dentro dos túbulos. A movimentação do fluido e, por conseguinte, dos odontoblastos pode estimular as terminações nervosas que se encontram dentro da polpa do dente, gerando o estímulo doloroso. Por isso, em muitas pessoas, alimentos gelados e/ou doces podem alterar a movimentação do fluido dentro dos túbulos da dentina, gerando uma dor aguda.

A única causa de dentes sensíveis é a retração gengival?

Não. São também causas de dentes sensíveis: traumas dentais, hábitos alimentares ácidos, bruxismo, próteses inadequadas, mau posicionamento dental, movimentações ortodônticas, trincas, restaurações inadequadas, relações de Choquet desfavoráveis (situações de variação anatômica onde há exposição de túbulos dentinários na união esmalte-cemento) e até mesmo sinusites podem levar pacientes a perceberem seus dentes mais sensíveis por determinados períodos.

Após passarem por tratamentos clareadores, algumas pessoas se queixam de dentes sensíveis. Por quê?

É comum a queixa de sensibilidade de alguns pacientes após o clareamento porque o agente clareador se difunde através do dente, onde promove o clareamento. Entretanto o agente também possui componentes que irritam os tecidos pulpares, que por um período podem deixar os dentes com sensibilidade aumentada. Para se evitar ou minimizar tal situação, é necessária uma correta avaliação do profissional para selecionar o melhor tipo de clareamento (de consultório ou “caseiro” supervisionado), com os produtos e posologias mais adequadas em cada caso. Muitas vezes, necessita-se realizar uma terapia preemptiva de dessensibilização para que o processo do clareamento ocorra com a menor sensibilidade possível.

Pastas de dente para dentes sensíveis realmente funcionam? Curam o problema?

As pastas para dentes sensíveis de última geração possuem grande eficácia e realmente funcionam ou atenuam bastante a sensibilidade dentária. Entretanto, falar de cura é um pouco mais difícil, pois, conforme outras patologias, é mister a identificação da causa para que se possa ter uma ação mais específica e, logo, duradoura. Por exemplo, um paciente que possui sensibilidade devido à retração gengival em um determinado dente pode até conseguir controlá-la com tais pastas, todavia, o ideal será a eliminação dessa exposição da raiz através do recobrimento com algum procedimento cirúrgico e/ou restaurador.

Que outros tratamentos existem para dentes sensíveis?

Além do uso de pastas de dentes coadjuvantes para alívio do sintoma de sensibilidade dental, o tratamento passa pelo correto diagnóstico da causa da hiperestesia. Portanto temos como formas terapêuticas desde a troca de restaurações insatisfatórias, ajustes de mordidas, ortodontia, placas de bruxismo, orientação de higienização não traumática, cirurgias gengivais, entre outras. É importante também salientar para a colaboração na eliminação da sensibilidade o uso profissional de agentes dessensibilizantes, como, por exemplo, o LASER, que tem mostrado grande potencial no auxílio do tratamento das sensibilidades dentinárias.

Na internet há pessoas que dizem que, após uma noite de bebedeira, acordam no dia seguinte com os dentes muito sensíveis. Por que isso?

Várias podem ser as causas para a sensibilidade pós-bebedeira e inclusive ela pode ser parte dos sintomas da ressaca.
As mais importantes são:

- A pessoa, chegando mais bêbada, pode negligenciar uma correta higienização oral, que deixa o ambiente bucal mais favorável a desmineralizações de regiões mais susceptíveis, expondo a dentina e levando à dor no dia seguinte.

- Outro importante efeito é que o álcool por si só é irritante aos tecidos bucais, levando novamente a uma susceptibilidade aumentada para exposição dentinária e dor.

- Ainda, o álcool age como depressor do Sistema Nervoso Central, e por relaxar o tônus muscular, pode levar a pessoa a dormir com a boca mais aberta e mesmo a uma respiração bucal. Tal fato gera uma desidratação dos dentes maior que a habitual e esse “ressecamento” no nível do colo do dente, onde pode haver dentina exposta mais facilmente, gera a resposta dolorosa, segundo vimos acima pela teoria proposta por Brannstrom.
(Fonte: Dr. Thales Piantino)

E você, seus dentes ficam sensíveis com quais alimentos?

Comente logo abaixo.

Até breve...muito breve! /*--*/