quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Benefícios do Aleitamento Materno

Benefícios do Aleitamento Materno O leite materno é um alimento completo. Isso significa que, até os 6 meses, o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite). Depois dos 6 meses, a amamentação deve ser complementada com outros alimentos. É bom que o bebê continue sendo amamentado até 2 anos ou mais. Quanto mais tempo o bebê mamar no peito, melhor para ele e para a mãe. Benefícios para o bebê - O leite materno tem tudo o que o bebê precisa até os 6 meses, inclusive água, e é de mais fácil digestão do que qualquer outro leite, porque foi feito para ele. - Funciona como uma verdadeira vacina, protegendo a criança de muitas doenças. - Além disso, é limpo, está sempre pronto e quentinho. - A amamentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê. - Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, ajuda a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e a ter uma boa respiração. Benefícios para a mãe - Reduz o peso mais rapidamente após o parto. - Ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia de anemia após o parto. - Reduz o risco de diabetes. - Reduz o risco de câncer de mama e de ovário. - Pode ser um método natural para evitar uma nova gravidez nos primeiros seis meses desde que a mãe esteja amamentando exclusivamente (a criança não recebe nenhum outro alimento) e em livre demanda (dia e noite, sempre que o bebê quiser) e ainda não tenha menstruado. (Fonte: Ministério da Saúde) "O leite materno é um alimento completo. Quanto mais tempo o bebê mamar no peito, melhor para ele e para a mãe". Aguardamos o seu comentário! Até breve /*--*/

Um comentário:

  1. Cynthia Mokva Morosko25 de outubro de 2010 às 05:39

    Meu bebê está com 9 meses e ainda mama no peito, raramente ele toma leite industrializado.
    É um bebê saudável, peso e estatura quase acima da média. Realmente eu perdi tudo o que engordei em 3 meses, sem regime, só amamentando e olha que foram 18 kg.
    Mas devo dizer que os primeiro 20 dias são uma tortura, doí muito, eu quase desisti, mas graças ao apoio do meu marido consegui continuar e depois de 30 dias não sentia mais nenhuma dor. É importante que a mãe tenha uma boa bombinha para extrair o leite, pois a mama ingurgitada deixa ainda mais sensível, sem contar que da febre, calafrios e empedra o leite.. E para as que tem pouco leite, é preciso acima de tudo dormir quando os bebês dormem e ter um ambiente livre de estress. Podemos ler, fazer cursos, escutar conselhos, mas só aprendemos na prática. Amo amamentar, quero continuar por um bom tempo, é um dos melhores momentos do meu dia.

    ResponderExcluir