terça-feira, 15 de março de 2011

Conta de telefone: veja alternativas eficientes na redução do custo

Os gastos com telefonia fixa chegam a comprometer 5,6% da renda dos brasileiros, segundo indicou pesquisa da UIT (União Internacional de Telecomunicações), divulgada pela ONU (Organização das Nações Unidas) no primeiro semestre de 2009. O resultado colocou o País na 113ª posição, entre os 154 países, no ranking da população que mais gasta com o serviço. Diante destes números, é possível imaginar como a conta do telefone fixo pode se tornar uma surpresa desagradável a cada mês, não é mesmo? No entanto, saiba que, ao mudar certos hábitos, é possível planejar e economizar. Mudança de hábito Pesquisa, controle e atenção são essenciais para evitar que as longas conversas ao telefone virem páginas e páginas de contas para pagar. Assim, seguem algumas dicas da Pro Teste - Associação de Consumidores, para reduzir os custos da telefonia fixa: • Atenção aos horários - é importante ficar atento aos horários em que a tarifa é mais baixa para as ligações locais, como entre meia-noite e 6h, de segunda a sexta-feira; após as 14h, aos sábados; e durante todo o dia, aos domingos e feriados. • Evite ligar para celular - deve-se avaliar, antes de ligar, se não vale a pena aguardar a pessoa estar disponível num telefone fixo para o contato. As chamadas para celulares devem ser feitas para casos de maior urgência, ou quando a ligação for de curta duração, de preferência fora dos horários de pico. • Pesquisa de operadoras - para chamadas de longa distância, pesquise promoções das operadoras e compare as tarifas cobradas entre elas. Para isso, pode-se acessar os sites das empresas ou da Anatel, onde há informações sobre as tarifas cobradas e é possível simular o valor das chamadas. • Internet discada - para quem usa a internet por linha discada, é preciso avaliar o tempo que fica navegando na rede para ver se não é o caso de contratar o serviço de banda larga. • Análise de serviços - avalie a necessidade de possuir todos os serviços oferecidos pela operadora, como chamada de espera, conferência etc. Se você não os utiliza com frequência, vale tentar cancelá-los. O valor individual pode até não representar um grande gasto, mas a soma dos serviços ao longo do tempo pode fazer a diferença. (Fonte: Finanças Práticas) De que maneira você procura reduzir os custos da conta de telefone? Comente, Até breve...muito breve! /*--*/

Nenhum comentário:

Postar um comentário