segunda-feira, 6 de junho de 2011

Gripe: deve-se continuar uma rotina de atividades físicas quando se está gripado?

Aliar atividades físicas com uma simples gripe pode trazer problemas para o coração. Especialista recomenda suspensão de todas as atividades esportivas diante da suspeita de uma virose, para evitar quadro de miocardite, uma inflamação que atinge o miocárdio.

Será que existe alguma relação entre uma simples gripe e o coração? Aparentemente são questões distintas que devem ser tratadas separadamente. Mas são apenas aparências. Para o cardiologista e especialista em medicina do esporte Nabil Ghorayeb, do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, é fundamental o afastamento de todas as atividades esportivas diante da suspeita de uma gripe, até a cura total.

De acordo com Ghorayeb, o atleta ou esportista que se exercita em excesso tem como efeito negativo na saúde uma diminuição da imunidade geral e, como consequência, um maior risco de infecções por vírus. “Essas infecções conhecidas como viroses podem provocar em algumas pessoas uma inflamação do miocárdio [coração] chamada de miocardite, uma doença que tem como possível complicação o aparecimento de arritmia cardíaca benigna ou maligna”.

A orientação médica resume-se ao tratamento dos sintomas, hidratação e alimentação adequada. “Fundamental é a recomendação de que na suspeita de uma virose [gripe] impõe-se o afastamento de todas as atividades físico-esportivas até a cura total. Não se deve abrir mão dessa atitude em hipótese alguma”, acrescenta o cardiologista.

A gripe é uma das doenças respiratórias mais frequentes e perigosas que atingem a população mundial. Seu causador é o vírus Myxovirus influenzae. Esse vírus possui a capacidade de mudar constantemente suas características, o que possibilita que uma mesma pessoa possa ter vários episódios de gripes durante a vida. Dois motivos contribuem para isso: as mutações frequentes do vírus e sua disseminação fácil e rápida.

“Não existem tratamentos clínicos eficientes. Na maior parte das vezes, tratam-se apenas os sintomas por meio de antigripais. Vale lembrar que a ingestão de vitamina C ou outras vitaminas não tem nenhuma influência na recuperação mais rápida ou na cura de pacientes com viroses”, finaliza Nabil.
(Fonte: Uol - da Redação do Portal “O que eu tenho?”)

Você pratica atividades físicas quando está gripado?

O melhor para este momento é o afastamento de todas atividades físicas.

QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA SEGUNDA-FEIRA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário