quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Os brasileiros não abrem mão do arroz com feijão

Essa foi a melhor notícia divulgada pelo IBGE em sua recente pesquisa de orçamentos familiares. Embora o consumo de arroz com feijão esteja em queda, 70 e 80% dos brasileiros ainda prestigiam essa associação culinária. Tão nutritiva quanto saborosa. Uma verdadeira marca do Brasil. Isso deve ser valorizado e incentivado em todas as classes sociais.

Além de ricos em carboidratos (garante energia), proteínas (ajuda na construção dos músculos e gera saciedade), fibras (proteção intestinal) e ferro (sustenta os glóbulos vermelhos), o arroz e o feijão se completam, pois são compostos por aminoácidos que quando consumidos juntos, originam uma proteína de excelente qualidade nutricional.

Há muitos mitos em relação ao arroz com feijão que devem ser combatidos.
O maior é que eles engordam. É muito comum encontrarmos pacientes que querem emagrecer engajados em dietas que eliminam o arroz com feijão e ficam surpresos quando recomendamos o uso desses alimentos rotineiramente em nossas dietas. Acreditam que só conseguem emagrecer comendo grelhados e saladas.

Não imaginam que esse seja um erro muito comum, que pode colocar qualquer regime em risco. A questão é que nenhuma outra combinação alimentar cause tamanha saciedade como o arroz com feijão. Ela, por si só, garante a tolerância ao consumo de uma dieta pouco calórica sem muita fome nos intervalos, evitando os beliscos que jogam por terra os planos mais bem intencionados de fazer dieta.

Para tirar maior proveito do arroz com feijão, é preciso ter cuidado na hora do preparo.
Quanto mais simples, melhor. Portanto, nada de enriquecer o feijão com gordura, acrescentando linguiça ou bacon, ou preparar o arroz como risotos gordurosos. Essas associações são muito calóricas e ricas em gordura saturada, pondo em risco as grandes qualidades nutricionais dessa dupla dinâmica.

(Fonte: Uol - Saúde)

E você, abre mão do delicioso arroz com feijão? Comente! 
 
Até breve...muito breve! /*--*/   

Nenhum comentário:

Postar um comentário