quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Dengue deve ser combatida durante todo o ano

Fevereiro, março e abril são os meses em que há maior incidência de dengue no Paraná. Mesmo assim, durante a primavera, que começa no dia 23, a população precisa ficar atenta porque os ovos do mosquito Aedes aegypti permanecem no meio ambiente, viáveis até 450 dias.

"É só ter água e temperatura favoráveis que vai facilitar o desenvolvimento da larva e, consequentemente, de alta quantidade de mosquitos da dengue", alerta o coordenador da Sala de Situação da Dengue, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), Ronaldo Trevisan.

De acordo com o biólogo e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Jair Rosa Duarte, que está em Curitiba participando do VI Congresso Sul-Brasileiro de Atualização Tecnológica em Controle de Pragas e Vetores, o mosquito da dengue prolifera o ano inteiro e a preocupação com o controle também deve ser constante, de preferência envolvendo a população.

"O mosquito se prolifera principalmente dentro de casa", diz o biólogo. O mosquito se dissemina em locais onde tem, por exemplo, vasos de plantas e garrafas vazias. "Um lugar importante são as calhas das casas. É comum o vento trazer folhas secas para a calha e entupir o dreno, que fica cheio de água parada, própria para a proliferação do mosquito da dengue", alerta Duarte.

Paraná

No ano passado, o Paraná teve 33.500 casos confirmados de dengue contra 29.200 casos até julho deste ano. Atualmente, a Sesa notifica 150 casos suspeitos de dengue por semana. Comparando com o período epidêmico, em fevereiro e março deste ano, a Sesa notificou aproximadamente 4.500 suspeitas por semana.

"O permanente risco de ocorrência de casos de dengue se deve principalmente ao fato de perpetuarmos o mosquito transmissor no nosso meio cultivando criadouros do mosquito", alerta Trevisan.
(Fonte: Valéria Auada - Paraná Online)

Comente sobre a dengue! 

Até breve...muito breve! /*--*/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário