segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
Orientações sobre a compra do material escolar
Comer distraído afeta sensação de saciedade
Checar e-mails enquanto almoça? Comer assistindo televisão? Você pode acabar comendo mais do que imagina.
Pesquisadores fizeram com que 22 voluntários comessem uma refeição enquanto jogavam paciência no computador, enquanto outras 22 pessoas comiam a mesma refeição no mesmo período de tempo, mas sem estarem distraídos. Eles disseram aos participantes que se tratava de um teste sobre os efeitos da comida na memória, mas na verdade estavam analisando o índice de satisfação das pessoas após uma refeição, quanto elas comiam num "teste de gosto" 30 minutos depois e com que sucesso conseguiam se lembrar exatamente do que comeram. Os resultados foram publicados on-line no "American Journal of Clinical Nutrition".
As pessoas que comiam distraídas não apenas foram as piores em se lembrar do que tinham consumido, mas também se sentiram significativamente menos satisfeitas depois do almoço, mesmo depois que os pesquisadores controlaram fatores como peso e altura. Nas sessões de teste de gosto, meia hora depois, eles comeram cerca de duas vezes mais biscoitos do que os que tinham almoçado mais concentrados, sem jogar paciência.
"Se for possível evitar comer diante de uma tela de computador ou qualquer outra atividade que o distraia, isso pode moderar a tendência a lanchar mais tarde do dia", disse Jeffrey Brunstrom, principal autor do estudo.
Brunstrom, que é pesquisador de nutrição comportamental da Universidade de Bristol, na Inglaterra, disse que o problema reside em relembrar o que comemos.
"A memória desempenha um papel importante em regular o consumo de alimentos", ele disse, "e a distração durante a alimentação causa perturbações nesse sentido".
(Fonte: Nicholas Bakalar - "The New York Times")
Você costuma comer distraído? Assistindo tv, em frente ao computador..?
Comente logo abaixo..
Até breve...muito breve!
/*--*/
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
Casamento: Como dividir as contas depois do "sim"
Picos de felicidade estão na infância e na velhice
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Como avaliar se estou gastando demais?
Prato de verão precisa ser leve
quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
Fumar causa danos genéticos minutos após inalação, diz estudo
Consumo consciente
terça-feira, 25 de janeiro de 2011
Dinheiro em casa
Exercício físico ameniza as crises
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
24/01 Dia do Aposentado
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
Certos alimentos orgânicos não apresentam mais benefícios à saúde
Como conscientizar meus filhos a gastarem menos?
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
José Q Brou
/*--*/
Gelada tentação
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
O peso da idade
Nutrição infantil sem traumas
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
Brasileiros fora do sistema bancário
Conheça os chás que auxiliam na digestão
Chá de boldo, de menta, hortelã, camomila, erva-doce, etc. Quem nunca tomou um deles depois de exagerar no almoço ou comer aquela feijoada que não caiu bem?
Por ser feito basicamente de água e ervas, o chá hidrata e causa uma sensação de bem-estar. "As infusões (quando se coloca folhas, flores ou frutas em água quente) ajudam na digestão, aceleram o metabolismo, combatem o inchaço e até cortam o apetite quando ele perde o limite", afirma o consultor farmacêutico Kali Rafael Nardino, da Divine Shen.
Erva-doce, carqueja, espinheira-santa, chapéu-de-couro, jurubeba, abacateiro, cavalinha e bugre cortam a fome fora de hora, segundo Nardino. "Mas precisamos levar em conta a qualidade da matéria-prima, que é determinada principalmente pela forma de cultivo, procedência, processamento e armazenagem", diz o farmacêutico, que também recomenda o consumo de chá branco.
"Ele ajuda a desinchar, desintoxicar e acelerar o metabolismo, facilitando a queima de gordura. A vantagem é que faz tudo isso de maneira mais intensa e com sabor bem suave", afirma. Já a nutricionista funcional Daniela Jobst, recomenda o chá verde como um ótimo digestivo, já que ativa a produção de ácidos estomacais.
Na lista das plantas conhecidas como digestivas estão hortelã, menta, hibisco, psilium, cáscara-sagrada, zedoária e fucus. Essas infusões são ótimas de serem consumidas depois das refeições. Um velho conhecido do sistema digestivo é o boldo, também chamado popularmente como boldo-do-chile.
Suas folhas são usadas na medicina popular para tratamento de problemas digestivos e hepáticos. "Mesmo sendo muito comum entre a população, alguns estudos toxicológicos sugerem que o chá de boldo deve ser consumido com moderação e cuidado, além de ser proibido na gravidez porque ameaça a saúde do bebê", diz o farmacêutico.
Segundo a nutricionista da equipe médica do Dieta e Saúde, Erica Lopes, uma xícara de chá quente depois das refeições ajuda a fazer digestão. "Escolha o chá de sua preferência, independente do sabor, já que é a quentura do mesmo que favorece a boa digestão. Além disso, dissolve gorduras e diminui a formação de gases", garante.
Riscos para saúde
De acordo com levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população utilizam chás ou remédios naturais, fazendo uso da medicina popular para tratar doenças. O grande problema, no entanto, é o uso em excesso que, segundo especialistas, é difícil mensurar.
Sendo assim, para evitar riscos, uma dica é não substituir a ingestão de água ou outros líquidos pelos chás exclusivamente. Indica-se, ainda, variar as ervas utilizadas e evitar infusões muito concentradas.
Gestantes devem consultar o médico antes de consumir chás, já que algumas plantas podem ser abortivas.
(Fonte: Minha Vida – Uol)
Já tomou um cházinho hoje? Vale a pena investir
neste líquido. Sua saúde agradecerá!
Comente esta matéria logo abaixo!
Até breve...muito breve!
/*--*/
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
Tire o pé da lama em 2011
Dicas para ficar fresquinho nos dias quentes
Estamos entrando no verão, e isso significa enfrentar temperaturas mais elevadas. E nos últimos anos elas estão cada vez maiores por causa do aquecimento global. Como o nosso corpo reage a isso, e o que podemos fazer para ajudá-lo?
Somos, assim como outros mamíferos, animais homeotermos. Ou seja, precisamos manter a temperatura sempre em torno de 36º a 37ºC para que o nosso metabolismo seja eficiente. Essa variação de um grau da nossa temperatura é cíclica, ocorre sempre da mesma forma: por volta das 6 horas da manhã temos a menor temperatura (36ºC) e por volta de 18 horas atingimos a maior (37ºC).
Costumamos enfrentar dificuldades quando a temperatura do meio ambiente é mais elevada ou mais baixa. Na primeira situação nosso corpo enfrenta problemas para eliminar calor e não ficar muito quente, e na segunda situação acontece o contrário, ou seja, o corpo sente dificuldade para se manter quente.
O calor é produzido em nosso corpo pelo fígado e pelos os músculos, e o controle da temperatura é feito no hipotálamo. O suor, a respiração acelerada e o consumo de líquidos frios ou gelados ajudam na eliminação do calor.
No calor devemos nos vestir adequadamente, ou seja, roupas leves e folgadas, como bermudas e camisetas. Pois esse tipo de roupa facilita a ventilação e retira o calor próximo da pele.
Devemos também tomar cuidado com os exercícios físicos, pois quando há o trabalho muscular o corpo produz mais calor, podendo aumentar temperatura corporal. Para evitar sua ocorrência devemos praticar as atividades com roupas bem leves. Se estiver fazendo exercícios em lugar fechado, certifique-se de que é bem ventilado ou se precisará da ajuda de um ar condicionado ou ventilador para facilitar a dissipação do calor.
Outra forma de esfriar o corpo é quando suamos, e no caso a ventilação ajuda a secar o suor e eliminá-lo. Também eliminamos calor pela respiração, através do ar expirado. Em ambientes externos, como parques e praias, deve-se andar ou fazer exercícios em horários de menor calor e quando haja uma boa ventilação. Evitar horários entre 10 e 16 horas, que é quando está mais quente.
Atualmente as pessoas se preocupam muito em tomar água em grandes quantidades. Não há necessidade, pois somos dotados do mecanismo da sede, que acaba nos fazendo tomar água quando necessário. Porém, quando for tomar água, prefira fria ou gelada, para diminuir a temperatura do corpo.
(Fonte: Minha Vida.UOL)
Siga estas dicas e tenha um ótimo verão!
Comente esta matéria logo abaixo,
aguardamos a sua mensagem!
Até breve...muito breve!
/*--*/
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
Mensagem do Mundo
Confira o vídeo abaixo sobre o Aquecimento Global!
O aquecimento global não é um fenômeno natural, mas um problema criado pelos homens. Qualquer pequena tora de madeira, cada gota de óleo e gás que os seres humanos queimam são jogados na atmosfera e contribuem para as mudanças climáticas.
Comente este vídeo logo abaixo!
Até breve...muito breve!
/*--*/
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
Família Níquel
Para hidratar, nada melhor do que água
A quantidade de água necessária para satisfazer o corpo e evitar danos ao organismo varia de acordo com a idade, o sexo e as condições ambientais. Fundamental à vida, a água é insubstituível para quem pretende ter um cotidiano saudável.
Quem troca água por refrigerantes em excesso, por exemplo, pode se dar mal. “Os riscos associados pelo excesso de seu consumo [de refrigerante] estão ligados ao aumento da obesidade, doenças cardíacas e diabete, por exemplo”, afirma a nutricionista Adriana Martins Mesquita, do Hospital São Luiz.
Coordenador do Centro de Estudos do Envelhecimento, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), o geriatra Fernando Bignardi diz que muitas pessoas são viciadas em refrigerantes. “É um líquido que está longe de ser indicado. O organismo vai ter que limpar a água que se está bebendo’’, fala.
O especialista não recomenda a ingestão de bebidas aromatizadas em excesso. “É igual ao refrigerante, não muda muito”, afirma. Cerébro, coração, intestino e demais órgãos dependem de água de qualidade para funcionar adequadamente.
Fases
Bignardi alerta para a importância de se evitar a desidratação nos extremos da vida, quando estamos mais frágeis. “Muitas vezes, parecemos mágicos. Somos chamados para atender idosos em casa e eles estão confusos, torporosos. As pessoas falam em demência. Aí, dá um copo d’água e ele melhora”, diz.
Os mais velhos têm mecanismos de estabilização do corpo mais lentos, e muitas vezes estão presos a hábitos errados. Entre as crianças bastante pequenas, o problema é a falta de autonomia para obter a água.
(Fonte: Gazeta do Povo)
Especialistas recomendam o consumo da água
durante todo o dia, não apenas quando
sentimos sede, pois aí sim, é sinal de que
estamos precisando nos hidratar.
Então não espere por ela e boa hidratação!
Comente esta matéria!
Até breve...muito breve!
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
Caminhada pode ajudar a reduzir desejo de fumar e de comer
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
Eita porco esperto!
São muitos personagens para o seu filho, neto, sobrinho pintar! Apresente o hotsite à eles,
com certeza irão se encantar, além é claro, de se educarem financeiramente!
O que você achou do hotsite da FUSAN?
Comente logo abaixo,
QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA TERÇA-FEIRA!
/*--*/
Suco energizante com baixas calorias é boa opção para o verão
Para repor as energias neste começo de ano e seguir na dieta, a nutricionista chefe do Unique Garden SPA & Resort, Bárbara Gilli, propõe fazer um suco energizante à base de framboesa e goiaba de 230 calorias.
De baixa caloria, a bebida é fonte de vitaminas. "A goiaba vermelha possui benefícios que muita gente desconhece, como a redução do colesterol ruim (LDL) e também da pressão sanguínea. A fruta é fonte de licopeno e de fibras solúveis, que têm a capacidade de se prender aos ácidos biliares impossibilitando a absorção de gordura", diz a nutricionista.
Já a framboesa é uma ótima opção para prevenir a prisão de ventre, reumatismo e outras doenças metabólicas, sobretudo aquelas que acometem o fígado e os rins. Ambas têm bastante vitamina C, sendo esta fruta vermelha uma forte aliada das mulheres na prevenção de rugas, pois possui uma grande quantidade de antioxidantes, uma arma contra os radicais livres.
Gilli recomenda o consumo de uma porção do suco por dia, bem como das frutas frescas. "Por meio da mistura desses ingredientes é possível obter uma bebida bastante energizante, que pode contribuir muito com o bem-estar de todos".
Ingredientes
200ml de suco de laranja (retirar as sementes)
50g de framboesa
90g de goiaba vermelha
Modo de preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador, coar e servir em seguida.
(Fonte: Uol – Ciência e Saúde)
A receita é simples e os benefícios para a saúde são muitos!
E para o verão, nada melhor que um suco geladinho!
Faça esta receita e comente!
Até breve...muito breve!
/*--*/
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Dona Eugênia e Sr. Bonifácio
Viagens sem desconforto
Quando a viagem é longa, o corpo sofre por ficar muito tempo na mesma posição. Chega-se a passar horas sem movimentar as pernas, sentado desconfortavelmente. O resultado são dores e inchaço dos membros inferiores, que podem levar a doenças mais graves, como a trombose. No verão, o quadro piora, pois as altas temperaturas favorecem a vasodilatação.
O cirurgião vascular do Hospital Nossa Senhora das Graças Jorge Rufino Ribas Timi afirma que é possível evitar esses problemas com medidas que devem ser colocadas em prática durante o trajeto. Segundo ele, a situação é mais complicada em aviões, porque o espaço entre as poltronas é pequeno e, em alguns voos, está proibido circular nos corredores.
“O exercício pode ser feito sentado mesmo, ao flexionar os pés para cima e para baixo por 15 minutos, a cada hora. É importante mexer a musculatura da panturrilha, responsável por bombear o sangue que está nos pés de volta ao coração. É indicado também levantar as pernas de modo que os tornozelos fiquem pelo menos 10 centímetros acima da virilha. Esses movimentos diminuem o risco de se desenvolver uma trombose”, recomenda Timi, que também é professor de cirurgia vascular da Universidade Federal do Paraná e coordenador do Núcleo Integrado de Cirurgia Endovascular e de Pesquisa.
Outras medidas são: tomar água; evitar as bebidas alcoólicas e comidas com excesso de sal; usar roupas e calçados confortáveis e evitar meias com elástico de fixação no tornozelo. Se a viagem for de carro ou ônibus, é importante fazer os mesmos exercícios de movimento dos pés e tornozelos e caminhar pelo menos 15 minutos em cada parada.
Cuidados
O problema pode afetar mesmo pessoas saudáveis, se ela ficar muitas horas sentada, na mesma posição. Nos casos de predisposição à trombose, o cuidado deve ser redobrado. É o caso da bióloga Maria Cláudia Maciel, de 28 anos, que sofre de insuficiência do retorno venoso na perna esquerda desde que nasceu e que, por isso, precisa ser mais cuidadosa na hora de viajar. “No avião, procuro sentar em poltronas na saída de emergência, que têm mais espaço para esticar as pernas, e nos lugares próximos ao corredor, para ter mais liberdade para me movimentar”, conta.
Ela também toma medicamentos e usa meias de alta compressão, indicados pelo médico. Mesmo tendo que redobrar a atenção, Maria Cláudia não deixa de viajar. “Em agosto fui para os Estados Unidos e o voo durou 9 horas. Procurei levantar, caminhar bastante, apoiar minha perna. Não tive problemas”, diz ela.
(Fonte: Gazeta do Povo)
BOA VIAGEM!
Siga estas dicas, tenha uma viagem tranquila!
Comente esta matéria logo abaixo,
até breve...muito breve!
/*--*/
sexta-feira, 7 de janeiro de 2011
O que você achou dos personagens da Família Níquel?
Comente!
QUE VOCÊ TENHA UM ÓTIMO DIA
E UM MARAVILHOSO FIM DE SEMANA!
Substituir refeições por shakes não ajuda adolescentes a emagrecer, diz pesquisa
quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
Maricota e Sofia
Consumo diário de aspirina é perigoso para quem teve úlcera
O uso diário de aspirina é desaconselhado para pessoas com histórico de úlcera gástrica.
Um estudo divulgado no periódico "BMC Medicine", feito com pacientes que já haviam tido úlceras, mostrou que a cada grupo de 50 pessoas que toma o remédio diariamente há um caso de complicação, como úlcera perfurada.
Pessoas mais velhas, homens e consumidores de outros anti-inflamatórios têm risco ainda maior.
Pesquisa recente publicada no início do mês pelo jornal "Lancet" mostrou que, com uso diário e contínuo, o remédio protege contra câncer.
Mas a aspirina também é perigosa para quem tem asma. Uma revisão de estudos publicada no "British Medical Journal" mostrou que um em cinco asmáticos tem uma reação ao remédio conhecida como asma induzida por aspirina.
O consumo regular do analgésico também pode causar perda auditiva, especialmente em homens com menos de 59 anos, conforme uma pesquisa norte-americana feita com 26 mil pessoas.
O estudo, publicado no "American Journal of Medicine", não encontrou riscos para homens mais velhos.
(Fonte: Equilíbrio e Saúde – Folha.com)
Apesar do estudo, qualquer remédio somente deve ser consumido
após a orientação médica.
Comente logo abaixo!
Até breve...muito breve!
/*--*/